segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dicas Para o Visto Americano

Um pouquinho antes de começar o Natal, eu estive no Consulado Americano para fazer a famosa e temida entrevista para tirar o “VISTO AMERICANO”, pessoal, colocaram tanto medo que estava cheio de receios.

Mas cabem algumas dicas, o preparativo é fundamental, levei comigo diversos documentos (Declaração de IR, Comprovante de Residência, Comprovante de Vínculo Empregatício, Holerite, Extrato do Banco de 3 meses, carta do motivo da viagem, carta daqui e de lá). Pequei pelo excesso de documentação.

Cheguei lá ás 5:20 da manhã, não tinha estacionamento aberto, mas tinha um senhor que tem uma rua que fica ao lado do consulado, e é uma rua sem saída. O senhor é bacana e achei confiável. Ele cobra R$ 10 (sem limite de tempo). E é confiável mesmo!...rs...rs.. Os outros estacionamentos cobram por hora. Mas ficam bem de frente com a portaria. Eu achei vantajoso estacionar ao lado. Mas não é estacionamento.

Bom fui para a portaria do consulado e já havia 12 pessoas na minha frente, isto já era 5:30 da manhã. Conversei com a outra companheira da fila para passar a hora. Quando olhei para trás da fila, já havia mais de 100 pessoas ás 06:30. Por isto, vale a pena chegar cedo. Acredito que das 5hrs ás 06hrs seja uma boa hora. Vale uma dica, aquele agendamento que você faz através do site, não funciona! É por ordem de chegada.

Quando foi umas 06:40 abriram os portões, a primeira coisa que você precisa ter em mão é a confirmação do agendamento que tem um código barras, caso você não o leve, o passaporte funciona também.

Depois somos recebidos por um pessoal que tem o atendimento muito ruim, inclusive muito ríspido, pois eles pegam uma lumicolor riscam todo o documento DS156 e 157 (que vc guardou com tanto carinho) e não dão muitas informações, falam: Faltam informações! e vão embora... Você fica com aquela cara (???????), olhei para o documento e fui deduzindo o que ela riscou. Bom o vuko, vuko é rápido.... Assim que riscam o seu documento, você passa por um detector de metais e seu material é scaneado em um Raio X. Outra dica, não leve contigo celular, máquinas digitais, pager, outras coisa, que não pode entrar. No meu caso, eu não pude entrar com a chave do meu carro, mas tem um esquema legal na portaria que é uma caixa com porta coisas, você pega uma senha e deixa o seu objeto, é igual ao supermercado. O pessoal da portaria toma conta, e não paga nada.

Bom de posse dos documentos, tive uma surpresa, não tinha caneta para preencher os risca, risca da lumicolor...rs..rs.. Tive que correr atrás de uma caneta, pois meus pertences haviam ficado na portaria...rs..rs.. Achei uma mulher muito solidária que me emprestou uma caneta para preencher o DS 156/157. Por isto, outra dica, leve uma caneta no bolso. Caso falte algo no seu documento é só preencher.

No consulado não tem caneta.No consulado é tudo muito bem ilustrado, com faixas orientativas e muito organizado. Você acompanha está faixa e logo dá de encontro com uma recepcionista que dá uma olhada nos documentos e pergunta o motivo da viagem. Você pega uma senha e aguarda o atendimento de uma outra pessoa, que verifica todos os documentos necessários e os comprovantes de pagamento das taxas. O passaporte e os formulários ficam com esta pessoa.

Em seguida você tem que aguardar a sua chamada através da senha, tudo tranqüilo e você aguarda sentado, eles vão scanear as suas digitais, tem várias placas explicativas de como proceder neste momento.

Scaneado as digitais é só aguardar para a famosa entrevista, no meu caso fui o 10º chamado. Tem várias cabines de entrevista. O entrevistador tinha um sotaque muito forte e não conseguia entender. Pedi para que ele falasse em Inglês comigo. Ai sim entendi...rs..rs.. As perguntas foram simples, qual o motivo da sua viagem? Qual a empresa que você trabalha? Qual a sua renda? Quanto tempo você trabalha nesta empresa? Perguntei se ele gostaria de ver os meus comprovantes, ele disse que não havia necessidade. Ele me pediu que passasse no banco e pagasse a taxa de visto de negócios. Ao lado destas cabines tem uma caixa do citibank que recebe as taxas, no meu caso, visto de negócios (U$S 60,00).

Paguei e voltei ao entrevistador, ele me entregou um ticket para entregar na postagem, você segue outra faixa e vai até a portaria novamente. Você pega seus pertences e passa pela agencia dos correios logo na entrada do consulado. Você paga a taxa, no meu caso R$ 20,50 (Interior) e é encaminhado o passaporte para o endereço de sua preferência. Atenção você mesmo preenche os dados. Vai precisar novamente da caneta...rs..rs...

Enfim, todo o processo finalizou as 08:05.

Tudo muito tranquilo e muito educado. Tirando a menina do lumicolor...rs..rs...No local é disponibilizado banheiros e lanchonetes para maior comodidade. Tem um caixa eletrônico do 24 horas. A maior dica que possa dar é que cheguem cedo. Acredito que muitas pessoas saíram tarde de lá.

Um abraço,

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Final de Semestre

Pessoal, tenho que pedir desculpas. No ultimo dia 11 de Dezembro, tive um problema e não pude estar presente na aula com a Turma do 3º Semestre. Por isto, informo que os campeões da rodada 2009, serão premiados no inicio das aulas no 4º Semestre. Assim, já entramos o ano de 2010 com o “pé direito”. A grade das aulas não foram montadas, mas o inicio das aulas será no dia 18 de Janeiro.

A turma do 4º Ano, eu fui à confraternização para entregar os prêmios, mas acontece que as 10:30, já tinha ido quase todo mundo embora...rs..rs... Ai é difícil! Os prêmios das empresas nós vamos fazer na formatura, antes da abertura as 19:20, seremos apenas nós! Já estou com resultados... E foi hiper apertado o resultado...rs..rs..

Pessoal, conforme disse pessoalmente, estou muito orgulhoso de todo o nosso trabalho em 2009, pessoas vem, pessoas vão! Vou sentir saudades da turma do 4º Semestre.
Que Deus ilumine o caminho de vocês, sejam profissionais éticos, conscientes e responsáveis. Lembrem-se: Pensem grande, comecem pequenos, mas cresçam rápido!

Um abraço carinhoso, e wacháchá!