quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial vive crise

Concordo plenamente sobre a queda da qualidade do fórum social, a culpa disto é a falta de resultados práticos com relação sobre os temas debatidos. Para um resultado concreto, não basta reivindicar, protestar, ou exigir... E é isto o que o Fórum se transformou, um lugar para Protesto. Conversei com uma amiga que está lá... Ela me disse que tem protesto prá todos os lados e para todos os gostos!...rs..rs.. A verdade é que temos que arregaçar as mangas e colocar a mãos para trabalhar. Entretanto, torço para que o Fórum se torne um local onde realmente atividades concretas saiam dos projetos e a sociedade seja a maior beneficiada destes projetos.




Um abraço e wacháchá!

Apple encanta o mundo com o sei iPad

Nossa! eu quero um deste!...rs..rs...
O que é pior que chega ao Brasil custando o triplo disto.

Um dia quem sabe né!?...rs..rs..

Um abraço,

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cerca de 35% da coleta seletiva acaba no lixo comum em São Paulo

Vejam está reportagem que eu vi hoje na folha On-line. Que coisa chata!





Cerca de 35% do lixo que o paulistano separa, lava e guarda pensando que será reciclado vai parar no aterro, misturado ao lixo comum. Isso acontece por uma sucessão de falhas e de falta de fiscalização por parte da prefeitura, segundo reportagem de Mariana Barros publicada na edição desta quarta-feira na Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).
De acordo com o texto, um dos problemas é que muitos dos caminhões de lixo fazem uma compactação excessiva do lixo, quebrando vidros e fundindo plásticos --o que impossibilita a separação. Além disso, alguns itens, como embalagens de xampu ou papel de presente, não têm compradores.

Além disso, em algumas regiões da cidade, como o bairro da Vila Mariana, caminhão da coleta seletiva não passa por lá desde o início deste ano e, portanto, o lixo que seria levado pela coleta seletiva é levado pelo caminhão de lixo comum e, portanto, vai direto para o aterro.

Já o desperdício reduz ainda mais a margem de lixo reciclável da cidade, que em 2008 foi de 7% do lixo domiciliar passível de reciclagem e menos de 1% do total produzido.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u685209.shtml

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ruas no lixo

Matéria do Fantástico mostra quantidade de lixo jogado nas ruas de algumas capitais brasileiras. Em duas delas foi possível recolher mais de 1 tonelada lixo em um trecho de apenas 1 quilômetro. Gari reclama do descaso da população, mas nem todo mundo se reconhece como parte do problema. “O brasileiro joga mesmo, não tem jeito. Não sou eu que jogo, todo mundo joga”, diz um homem.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pessoal, vejam este video falando sobre o esgoto de nossa cidade.

Helloy people!

Este aqui é um vídeo falando sobre os esgotos das cidades, o interessante é que utilizaram a nossa cidade como exemplo, e como todos nós sabemos há muito o que fazer, são 6 milhões de litros de esgoto para o Tiête, o tratamento de nosso esgoto é de 65% do que retiramos de nossos mananciais. Mas como cidadão Saltense, consciente de minha responsábilidade, eu torço para que o Sr.Geraldo Garcia consiga atingir está meta. Alguém precisa colocar a cara para bater! Gostei da atitude Sr.Prefeito. Eu realmente torço para que nossa cidade de outro exemplo...O de 100% de nosso esgoto sendo tratado.

Não deixar de ver o vídeo!



Um abraço e wacháchá,

Escoteiro - Filme Up

Saudações pessoal!

Como vocês sabem, eu sou chefe escoteiro, e estes tempos atrás estreiou um filme sobre o meu querido movimento que foi para as telonas através do Filme “Up”. Vejam e tirem suas conclusões!



Um abraço e wacháchá!

Aula

Pessoal do 4º Semestre

O nosso próximo encontro é no dia 25/01 (Terça), a entrega do POP deverá ocorrer neste dia.

Um abraço e wacháchá!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O que é POP (Procedimento Operacional Padrão)?

Inicio de matéria, vamos lá!
Está matéria é para o pessoal do 4º Semestre.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO – POP

É o documento que expressa o planejamento do trabalho repetitivo que deve ser executado para o alcance da meta padrão. Contem: listagem dos equipamentos; peças e materiais utilizado na tarefa, incluindo-se os instrumentos de medida; padrões da qualidade; descrição dos procedimentos da tarefa por atividades críticas; condições de fabricação, de operação e pontos proibidos de cada tarefa; pontos de controle (itens de controle e características da qualidade) e os métodos de controle; relação de anomalias passíveis de ação; roteiro de inspeção periódicas dos equipamentos de produção. O mesmo que SOP - Standard Operation Procedure ou Procedimento Padrão de Operação.


Como e quem deve fazer um POP?

Transcrever as tarefas rotineiras que todos fazemos mecanicamente para uma folha de papel nem sempre é uma tarefa fácil, talvez seja um pouco cansativa, mas devemos tomar alguns cuidados.

- Nunca copie procedimentos de livros ou de outras organizações, existem particularidades que só o nosso estabelecimento tem e isso é de fácil percepção por parte do responsável do estabelecimento ou ainda por ação de auditores, nem tão experientes.

- A pessoa que executa a tarefa é quem deve colaborar com o desenvolvimento do procedimento, ele é o dono do processo. Existe ainda um caráter psicológico que faz com que o funcionário se sinta parte integrante do Sistema da Qualidade do estabelecimento e que as diretrizes desse sistema não sejam uma imposição da alta administração.

- O funcionário tem que ser treinado, habilitado e qualificado para a execução de sua tarefa. Sendo assim, escreva o que você faz e faça o que está escrito.

- Faça constantes análises críticas (pelo menos duas vezes por ano) sobre a aplicabilidade de seus procedimentos e se os mesmos ainda estão sendo seguidos.

- A linguagem utilizada no POP deverá estar em consonância com o grau de instrução das pessoas envolvidas nas tarefas, dê preferência para uma linguagem simples e objetiva.

O conteúdo do POP, assim como sua aplicação, deverá ter o completo entendimento e familiarização por parte dos funcionários que tenham participação direta e/ou indireta na qualidade final daquele procedimento. Normalmente a ingerência de supervisores, coordenadores e diretores neste ponto é uma das causa de ineficiência na implantação de um Sistema da Qualidade. Cabendo aos mesmos as responsabilidades pela revisão e aprovação do POP.

Qual a finalidade do POP?

Um POP tem o objetivo de se padronizar e minimizar a ocorrência de desvios na execução de tarefas fundamentais, para o funcionamento correto do processo. Ou seja, um POP coerente garante ao usuário que a qualquer momento que ele se dirija ao estabelecimento, as ações tomadas para garantir a qualidade sejam as mesmas, de um turno para outro, de um dia para outro. Ou seja, aumenta-se a previsibilidade de seus resultados, minimizando as variações causadas por imperícia e adaptações aleatórias, independente de falta, ausência parcial ou férias de um funcionário.
O POP também tem uma finalidade interna de ser um ótimo instrumento para a Gerência da Qualidade para praticar auditorias internas. Ou seja, funcionários de um setor auditam outro setor e de posse de um POP do setor auditado o auditor encontra subsídios técnicos para indagações e verificação deeficácia da metodologia, assim como sua familiarização entre os auditados.

Um abraço e wacháchá!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Aulas sobre sustentabilidade na Guardinha

Novidades boas!

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) baixou uma nova portaria que obriga as instituições de ensino a abrangerem o tema Sustentabilidade em suas grades curriculares na formação de seus profissionais. A boa noticia é que fui convidado pelo nosso Coordenador de Ensino (Toninho) a ministrar aulas sobre o tema. Tenho bastante conhecimento sobre o assunto e fico muito feliz em poder dividir com vocês este meu conhecimento, por isto pessoal “I’m very happy” em assumir este desafio, estou trabalhando em montar uma grade curricular bem bacana e atraente para os alunos.

Infelizmente vou ter que abrir mão do 3º Semestre, com aulas de Administração de Materiais, vou ficar apenas com as aulas de Gestão de Produção e Sustentabilidade. Infelizmente não tenho muito tempo para me dedicar a tantas aulas... Mas em breve nos encontraremos no 4º Semestre.

Assumo o novo desafio com o pessoal do 1º Semestre. Então, vamos lá!

Espero que gostem da noticia!

Um abraço e com carinho,