quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hoje fomos conhecer um local chamado Golden Mine Barrick, ou seja, uma mina de ouro, ela está situada na cidade Withehall, pertinho da cidade, ela foi fundada em 1983, possui 166 empregados, e acreditem nesta montanha de pedra já saiu 109 mil kilo de ouro, e a previsão é que saia mais algumas toneladas.
Equipe IGE 2009/10
O processo de escavação é muito parecido com o da mina de carvão e tem de 12 caminhões em atividades, 4 perfuradoras, 2 escavadeira, vários outros equipamentos.
Um processo muito interessante está no processo de separação do ouro da rocha. É um sistema bem complexo que pode ser observado neste slide.
Trituradores

Fomos recebidos posteriormente pelo o responsável de meio ambiente Mark Thompson que explicou as iniciativas de meio ambiente adotas pela empresa, que segundo eles adotam medidas cuidadosas com meio ambiente, e tem várias iniciativas.


A empresa tem a questão do Royaties que é parecido com o do Brasil, ela deixa um fundo para cidade de 1,5% de seu faturamento para um fundo que esta sobre os cuidados do condado.
Mark explicou também que um dos maiores problemas que eles podem gerar é com relação ao vazamento de água contaminada para os rios e pontos de água, pois ele utiliza no processo Cianeto (altamente contaminante e perigoso). Por isto, adotam um monte de normas e controles níveis internacionais, em toda área da mina possui 110 pontos de controle de emissão de poluentes.


Mark explicou que a fábrica é muito fiscalizada por diversos órgãos na região, disse que as normas são bastante pesadas. Também disse que toda e qualquer movimentação de pedras são observados os pontos de vegetação, culturais (sítios arqueológicos), geológicos, vida selvagem, etc. Todos eles fiscalizados.

Questionamos com relação de como é a gestão de resíduos dos equipamentos, etc. Mark disse que a fábrica tem como prioridade a reciclagem, por isto, dá para reciclar? Vamos reciclar, por exemplo o óleo hidráulico utilizado nos equipamentos servem para combustão e aquecimento, os pneus vão para fazer cocheiras, etc.



Uma das oportunidades que tivemos foi conhecer o Geólogo responsável por detectar o ouro e fazer o mapeamento da mina. O nome dele éJohn, tivemos tempo para um bate papo, e ele manda um português de leve, eles explicou muitas coisas bacanas. Inclusive John trabalhou por três anos em uma mina em Goiás. Ele é muito simpático.
John - Geólogo


Além de todo o programa, a mina está com sua vida com os dias contados, por isto, eles já estão preparando a área para futuras empresas. Uma das idéias que estão trazendo é a geração de energia através força mecânica dos ventos, ou seja, energia eólia, a previsão é para que o ano de 2011 já esteja sendo construídas algumas unidades.


O executivo responsável nos recebeu também e explicou muita coisa bacana sobre a mina.


Obrigado a equipe da Golden Mine Barrick por nos receber.

Por no período da tarde e a noite tivemos a oportunidade 3 apresentações, o primeiro e o segunda apresentação foi em uma escola publica. A primeira foi para um grupo de jovens, pareciam meus alunos...rs..rs... Fomos muito bem recepcionados pelos aluno onde apresentamos nossa palestra. Tinha 25 alunos nesta classe. Logo em seguida mudamos de classse e apresentamos para um grupo de crianças, foi muito bom também. Nesta classe as crianças nos surpreenderam com várias perguntas, como quais os problemas que o Brasil tem? Como é o sistema da educação? Qual é o presidente do Brasil?etc.

Foi muito legal.

Em seguida a família que está hospedando eu e o Helton nos levaram para um resturante chinês...rs..rs... Opa mandem brasa de novo!...rs..rs.. Depos passamos pelo corpo de bombeiro, aqui é voluntário.

A noite finalizamos com uma apresentação para algumas pessoas do Rotary Club Whitehall, depois tivemos a oportundade de ver algumas apresentações musicais da Irene no piano. É isto ai pessoal, até amanhã wacháchá!

quarta-feira, 28 de abril de 2010


Dia 28 de Abril conhecemos uma loja de revenda de materiais usados, chamada Trift Store e o proprietário se chama Stacey Plum, inclusive este é um dos membros que vai para o Brasil conhecer as nossas iniciativas sustentáveis através do Rotary.
Stacey Plum (Proprietário)

A loja tem como diferencial uma ideologia de atender as necessidades dos mais pobres. A loja tem revenda de diversos produtos, alguns até de graça, como você pode ver, o monitor é uma sucata aqui. Monitor na calçada para quem quiser pegar

A loja tem como fornecedores a própria população que repassa os itens que não quer mais para a eles, e representa 90% do fornecimento em doação, os demais itens são comprados a preço bem pequenos. Depois passa por um processo de recuperação e triagem, que depois vão para as suas prateleiras.

Recebimento das doações

A empresa tem duas lojas aqui no EUA e é bem grande, segundo o proprietário a lucratividade no negócio é bem baixa, ele mantêm a loja mais por uma questão social, pois eles têm 30 funcionários e consegue atender a população carente de Bozeman, que chega a ser 10% da população.

O preço de roupa de criança custa em média de US$ 0,50 a US$ 3,00, não passa disto.
A idéia iniciou com a mãe de Stacey que trabalhava no Exercito da Salvação. Uma idéia muito boa.

Algumas televisões a venda

Outro ponto forte é que algumas vezes os volumes de doações de certos itens superam a capacidade, e estes excedentes vai para doação em outros países como a África e nada se perde.
Os preços da mercadoria são meio que tabelados, sendo tudo muito barato.

Parabéns Stacey Plum, muito bom o seu trabalho em pró da população carente daqui de Bozeman.
Tivemos uma ultima tarefa ante de sairmos de Bozeman, fazer mais uma palestra para o RC de Bozeman, foi uma palestra que reuniu 53 pessoas. O ponto forte da reunião foram às questões que foram feitas para o Grupo IGE. O prefeito da cidade estava também presente.
Da esquerda para direita John, Prefeito, Takada, Marcel, Presidente RC, Sueli, Erica, Bob, Helton e Hira


Pegamos estrada novamente e fomos para uma cidade chamada Whitehall, que fica aproximadamente a uns 40 minutos de Bozeman, uma cidade bem pequena e aconchegante. Fomos recebidos para a Governadora indicada Arlene Weber, que foi muito simpática e mostrou este belíssimo morango, que parecia uma manga.



Estou neste momento em uma casa de um casal muito bacana, estou junto com Helton novamente, e estou junto com uma família onde a Srta. Irene Strauss e o Sr. Rick Strauss nos hospedou com todo o carinho. Estou muito contente em estar aqui. Ela fez uma belíssima macarronada, tive que mandar brasa, pois eu não tenho muitas oportunidades de lembrar da comida do Brasil aqui...rs..rs...

Um abraço e wacháchá!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ola!

Pessoal, hoje vou começar agradecendo algumas pessoas Tati Lindoso, Tatty Ranucci, Leticia, Ana Clara, Aline, Jacques, meu irmão Silvio Teijeira, Tati, Má e todos os formandos do 4.Semestre. Obrigado a todos pelas mensagens de incentivos.

Vamos aos fatos, Domingo eu não tive muito tempo, tive que levantar muito cedo para variar. Eu e o Helton fomos para uma Igreja, pois a família de Bruce é muito religiosa, para mim foi ótimo, pois estava precisando ter um contato com Deus. A experiência foi ótima. No começo da cerimônia separam as pessoas por faixa etária, ou seja, as crianças e adolescentes vão para uma catequese, os adultos vão para o estudo bíblico, e todos fazem isto por uma hora. Depois começa o culto, com todos juntos. Como disse o Bruce: é a hora da banda de rock! Os cantos são lindos, formado por uma banda muito bem estruturada, e cantam muito!

O período da tarde voltamos para Bozemam, voltei para a família que havia conhecido na Sexta-Feira. Pensei que teria um descanso, mas nem pensar! Minha família aqui é oTim e a Maggie, eles me levaram para Ultimate Fighting, ou seja, luta livre! Puts, cada luta de virar o zóio, não podíamos tirar foto, mas eu dei um jeitinho...rs..rs..
Segunda feira, dia 28, fomos ao famoso museu que é conhecido em inglês “Museum of the Rockies”. Na frente do museu existe uma réplica de um T-Rex que é chamado carinhosamente de Big Mike. Depois voltarei ao assunto. Fomos recebidos por uma Senhora muito simpática chamada Lynne Barnes. O museu é divido em três partes, pré história (dinossauro), história dos índios americanos e história americana.

No museu da pré-história conhecemos muitos fatos interessantes, dentre uma das coisas bacana, é a historia de um dos mais importantes e mais renomados paleontólogo chamado Jack Horner, ele nunca estudou em uma universidade. A universidade tem ele como doutor honorável da universidade, ele é curador do museu. Sua dedicação e empenho sobre a história dos dinossauros é muito respeitada no meio acadêmico. Para vocês terem noção de sua importância, ele foi o consultor de Steven Spielberg no Jurassic Park. Tivemos vários fatos apresentados, e muitas fotos, mas o que a responsável disse e o que gostei, é que o T-Rex era um carniceiro, ou seja, comia apenas animal morto, e não era um caçador. Devido ao seu tamanho também, ele não conseguia correr.
A foto abaixo é da ossada original do Big Mike (T-Rex), ela foi encontrada em 1988 por uma senhora que estava pescando. Um dos fatos demonstrados, é que devido a posição de sua cabeça, ele morreu sofrendo muito.
Bom visitamos uma área que conta a história dos índios de Montana, infelizmente é proibido tirar fotos nesta área. O motivo é que os índios, tem alguns objetos sagrados que não pode ser tirado fotos. O museu em respeito a está restrição, não deixa tirar fotos.

Na história americana, temos muitas histórias e muitos objetos misturados. O museu está dedicado a história da Doutora que quis contar juntar a história da medicina, o interessante é que ninguém queria aceitar este material. O interessante é que a doutora, atendia muitos chineses, e eles não permitiam que fossem tocados. Por isto, ela tinha uma pequena boneca para que os seus pacientes apontassem onde doía.


Depois do almoço fomos conhecer “Refuge Sustainable Building Center” este é um local ondem vendem material com idéias de ecológicamente correto. Tivemos muitos bom exemplos de inciativas Greens. Dentre eles tintas sem solventes, chapas de madeiras feitas com semente de girassol, pias feitas com papel, isolamento feito com restos de roupas, compostagem com vasos, mesa feita com bambu, registros interessantes, etc. Muito interessante, esta loja é dedicada apenas para materiais de construção com material ecológicos. Um dado muito interessante é que custo de uma construção sustentável com uma normal é um aumento de custo de 5% a 10%. Eu mesmo estou com muitas idéias, para quem quiser construir uma casa sustentável, tenho boas idéias!
Em seguida fomos conhecer Project Wet (Water Education for Teacher), e fomos recebidos para o CEO John Etgen, ele coordena um trabalho com 50 profissionais, e está atuando em 50 paises. O trabalho desta empresa é de se dedicar a educação de estutantes com relação ao uso conciente desta riquesa para nós. Eles disponibilizam uma quantidade de mais de 70 revistas e livros em 18 idiomas. O projeto tem muitas coisas em comum com projetos no Brasil.

Equipe WET

É uma iniciativa maravilhosa, eles no Brasil, fecharam um acordo com a Unesco e estão traduzindo o material para português, nossa tradução será 18 ̊no mundo. O projeto existe desde 1984 por um problema que existiu em Dakota do Norte. Na áfrica foram 5 milhoes de crianças atendidas em 20 semanas. Muito bom.

Em seguida, lembrei dos meus queridos amigos Fábio e Roger no Brasil.


Nesta segunda-feira 27 de Abril fomos conhecer o Restaurante e Bar chamado Montana Ale Works, fomos recebidos por um dos sócios do restaurante Abert McDonald, são 5 sócios. O prédio onde está situado é um antigo entreposto agrícola, que fica ao lado de uma antiga ferrovia, que funcionou entre 1914 e 1950 e ficou abandonada por muitos anos. Foi onde no ano de 2000 os sócios resolveram montar o bar/restaurante neste local. Os aspectos rústicos do prédio foram mantidos e sofreram apenas pequenas alterações na sua originalidade. O restaurante/bar é diferenciado com relação aos que conhecemos. Este bar vende aproximadamente 40 tipos de cerveja, seu diferencial está em atender seus clientes de acordo com seu perfil, para isto foi desenvolvido 5 ambientes para atender essa demanda.

O primeiro é mais juvenil (universitário), atendendo com mesas pequenas, com mais espaço de locomoção, para aqueles que gostam de ficar em pé, e este ambiente está ao lado está das mesas de sinucas. No mesmo local podemos ver várias televisões passando temas esportivos.

O outro ambiente é o balcão do bar, que inclusive é muito bonito. Este ambiente é para atender aqueles que gostam de ficar próximo aos bartenders. Este local está no centro do prédio, e tem algumas chopeiras e garrafas que dão um toque especial ao ambiente.

O terceiro é o ambiente familiar, com mesas que cabem várias pessoas na mesma mesa, muito bom para aqueles que saem com sua família para um almoço em um restaurante. O ambiente oferece um ambiente um pouco mais restrito.

O quarto ambiente é reservado, inclusive um ambiente muito social, com móveis e um ambiente muito aconchegante e sem barulhos.

Quinto ambiente é um vagão de trem adaptado, que trás para aqueles que gostam de conversar. Ideal para um happy hour.
Tivemos a oportunidade de conhecer a cozinha do restaurante, que demonstra uma integração de toda a equipe, pois muitas refeições são feitas ao mesmo tempo. É incrível.

O cardápio é feito com idéias diferenciadas, o restaurante procura oferecer aos seus clientes também produtos orgânicos, e dão muita importância para os agricultores locais, muitos deles não conseguem atender a demanda do Bar/Restaurante. O seu diferencial é oferecer a estes agricultores um apoio financeiro para alavancar sua produção, sendo que os mesmos pagam em produtos quando os tiverem.

O restaurante tem de 75 a 100 funcionários, dependendo da temporada. A hora de maior fluxo de clientes é no Jantar. O faturamento anual é de mais de 4 milhões de dólares ao ano.

Um dos fatos interessantes é que o Estado de Montana tem uma lei de quem produz não pode comercializar cerveja no mesmo local.

Outro dado interessante é que o restaurante tem o maior faturamento na alimentação e que é responsável por 63% do faturamento, o restante em bebida e pequenos presentes.

O restaurante/bar tem um trabalho muito voltado para a motivação dos funcionários, há direcionamento de uma porcentagem das gorjetas dos garçons que vai também para os outros funcionários, como da cozinha, limpeza, assistentes, etc. Segundo o sócio o funcionário que trabalha feliz, faz melhor o seu trabalho.

Finalizamos a visita com um delicioso copo de cerveja.

Obrigado a toda a equipe da Montana Ale Works, e ao Abert McDonald peça recepção.


É isto ai pessoal, uma abraço e até amanhã, por hoje wacháchá!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

E ai pessoal!

Hoje estou muito feliz, talvez um dos dias de maior felicidade minha aqui nos EUA, e motivo vem do Brasil, meus queridos alunos me mandaram uma mensagem/convite por vídeo, olhem aqui!


Aqui esta a minha resposta!



Vocês querem me matar, eu chorei muito, estou muito feliz e orgulhoso. Vocês me fazem querer ser um profissional melhor. A família que está me hospedando aqui até perguntou por que estava chorando, porque eu parecia uma bicha, eles ficaram preocupados...rs..rs.... Perguntaram se aconteceu alguma coisa com minha família. É que fiquei tão emocionado que não lembrava como falar em Inglês...rs..rs.... Obrigado pessoal, com certeza não perco esta oportunidade por nada!

Me sinto honrado. Foi lindo!

Hoje começo pedindo desculpas pela falta de comunicação, mas estava isolado do mundo num lugar onde não havia internet. Mas confesso que foram dias adoráveis, pois tive contato com a maravilhosa família de Bruce, sua esposa Jam e seu filho Steven. Foi uma experiência inesquecível, pois ele é muito engraçado e faz de tudo para fazer o melhor para nós.
Vamos aos fatos, estivemos na Quinta-Feira em Bozemam, tivemos que acordar muito cedo, eu acordei 4hrs da manhã para estudar um pouco e deixar tudo perfeito para uma apresentação que estava agendada para as 06h45min num hotel. A apresentação era sobre o Brasil, aproximadamente 50 pessoas estavam presentes. Fizemos a apresentação e todos gostaram, tivemos um excelente feedback com relação aos assuntos sobre o Brasil.

No período da tarde fomos para Livengston, chegamos em hotel e fomos recepcionados pelo Brain e Bruce, dois caras muito bacanas, chegando lá, eles colocaram nossas malas no carro e fomos correndo para uma escola de crianças dar uma palestra. Minha nossa, ninguém esperava por esta. Mas fomos lá mandar bala! Foi muito bom, pois as crianças não sabiam como era o Brasil.. Um dos fatos interessantes é que eu perguntei quem era escoteiro, foi inacreditável, várias crianças levantaram a mão...rs..rs... Dei um presente para cada um deles.

Em seguida, fomos conhecer uma ONG, que tem como principio a sustentabilidade como modelo de negócio, muito legal, pois tive boas representações sobre como os fazendeiros podem ganhar dinheiro com a sustentabilidade, mas o assunto é muito técnico, e quem quiser saber mais, me dá um toque.

Corremos depois para uma fazenda de ovelhas em Livengston. As iniciativas e controles que eles têm são diferenciados, tive boas referencias profissionais para modelos sustentáveis na criação de ovelha. Muito lindo o lugar com uma bela paisagem.O que mais gostei neste local foi o empenho do marido e da mulher em fazer todo o programa.


Tivemos que correr para a casa do Bruce, onde éramos aguardados para uma belíssima refeição, apelidamos o Bruce, como o Fire Man, olhe o porquê nas fotos!


O grupo teve uma grande empreitada neste sábado, conhecemos o famoso Parque Nacional Yellowstone. Desde que o grupo foi escolhido para esta viagem, tínhamos em comum o objetivo de conhecer o parque. Então aqui está o grupo.


Fomos recebidos pelo Ranger Jim Evanoff , ele foi muito atencioso com o grupo e nos contou toda a história do parque. Nele já passaram muitas pessoas famosas, dentre eles 12 presidentes americanos. O modelo de gestão deste parque inspirou a criação de mais de 4.000 parques no mundo, inclusive no Brasil.


O parque foi fundado em 1 março de 1872 sendo o primeiro parque do mundo.Abrange 3 estados, Montana, Wyoming e Idaho. Ele é muito grande, e tem 5 tipos de ecossistemas presentes num mesmo bioma. O parque possui 2 milhões de hectares. Ele recebe mais de 3 milhões de visitantes ao ano, e tem a disposição dos visitantes hotéis dentro do parque, com 2.000 leitos disponíveis. Na alta temporada emprega mais de 5.000 pessoas. O parque está sobre um vulcão e tem aproximadamente 2.000 terremotos por ano.
Outro problema que se tornou comum e muito arriscado era a alimentação dos animais, em especial os ursos, pois eles começaram a achar comida "fácil" das mãos dos seres humanos, e quando não tinham esta disponibilidade, começavam os problemas com ataques de animais aos visitantes.

O parque conta também com infra estrutura de ônibus coletivos para minimizar o problema causado pelo grande afluxo de visitantes, causando grandes engarrafamentos.
Em 1988, Yellowstone se deparou com um grande incêndio. Segundo perícia, o fogo começou fora do parque e devido à grande biomassa presente se alastrou rapidamente destruindo 36% da área total. Foram gastos 120 milhões de dólares, tendo o envolvimento de bombeiros e do exército num total de 25 mil pessoas e não foi suficiente para apagar o incêndio que duraram meses e só terminou com a 1ª nevasca.

Inicialmente, como já foi dito, o parque permitia o contato das pessoas com os animais, inclusive que os alimentassem. Era produzida uma quantidade muito grande de resíduos, 4 a 5 ton/ano, sem reaproveitamento. Atualmente o parque tem uma administração que se preocupa com o meio ambiente. Existem aproximadamente 2 mil lixeiras “a prova de ursos”, coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos e 4 estações de tratamento de esgoto sanitários.

Para quem não sabe, este parque foi inspiração para a criação do urso Zé Coméia, e do guarda Belo. Tivemos este parque citado também em diversos desenhos, o motivo é a riqueza natural que este parque possui, tanto na Fauna como na Flora.
Conhecemos os springs, que são piscinas de água quente, com temperaturas que chegam a 100 graus centigrados, e os famosos Geysers, que é o fenômeno de erupção de água quente saindo da terra, sendo projetada a grandes alturas, formando um espetáculo natural maravilhoso.

No Geyser mais famoso do parque, o "Old Faithful", este fenômeno acontece em media a cada 90 minutos, e é muito lindo. Entre Geysers e Hot Springs o parque possui 10.000. Metade dos Geysers e Hot Springs do mundo estão no Yellowstone.
Para ter uma idéia do que tivemos a oportunidade de testemunhar, veja em
uma erupção do geyser mais famoso do parque, o "Old Faithful"




Muitos visitantes vão até Yellowstone e não vêem muitos animais, mas para nós o esquema foi diferente. Tivemos o prazer de ver diversos animais, búfalos, ariranhas, esquilos, alces, etc, mas o que impressionou todo o grupo, foi termos visto um urso, uau!

É muito difícil ver uma cena desta, tivemos muita sorte, pois estes ursos são totalmente selvagens. O Parque abriga ainda várias espécies em extinção.

O parque também e rico em formações rochosas, e tem uma grande queda d'água no rio Yellowstone, que corta o parque.

É isto ai pessoal, um abraço e wacháchá!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Oi pessoal!

Estou muito feliz com feedback que estou tendo, por isto, gostaria de agradecer a todos pela mensagens de incentivo. Muito obrigado a Débora Ota (esposa do membro Helton), para a minha futura aluna Jana Rossi, e minha querida irmã Sheila, e outros que escreveram. Pessoal, apesar de estar conhecendo outro país, para mim, é muito difícil estar longe das coisas que tanto amo e estimo. Sinto muita, mas muita saudade, de todos. Pensei que seria mais fácil confesso. Mas tudo bem, I’m come back!
Hoje tenho que começar escrevendo aqui para agradecer uma pessoa em especial.
Mr. Zachary W. Harlan (Zach)
My dear friend, I don’t have words to thank for what you did for us in Billings, I’m very happy to meet you and hopefully it will one day go to Brazil (two years). Me and my fiancée, wait your visit and your wife. To be able to at least reciprocate such hospitality. Thank you, and hope this friendship will continue. I will miss my friend. (Sorry for my English)...rs..rs..

Foto com Zach


Hoje mudamos de cidade, saímos de Billings, com muita dor no coração pelo os novos amigos que ficaram para trás, acreditem, os americanos aqui de Montana são muito bacanas, meu que saudade que vou ter deste pessoal. Hoje estamos na cidade Bozeman, muito bonito aqui, o lugar é muito próximo das montanhas, o lugar trás uma paz maravilhosa. Bozemam tem aproximadamente 30.000 habitantes e esta localizada ao Sudoeste do Estado, é 5 ̊maior cidade de Montana. Ela tem este nome por causa de seu fundador John M. Bozeman. Nossa viagem durou aproximadamente 3 horas.

Crazy Montans (Próximo Bozemam)



No caminho passamos por um lugar chamado por Ludvigson Stock Famrs, que faz criação de gado reprodutor. Dentre os maiores clientes está o Brasil, segundo o proprietário, seus clientes são em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Paraná. Sue empresa vende sêmem para nosso país. O tipo de bovino é conhecido como Angus, veja foto embaixo. Ele nos disse que o sêmem pode ser vendido muito caro, mas que geralmente é U$$ 600,00. O questionamento da turma foi, o que faz valer tanto um sêmem? Ele respondeu que é a característica lombar do touro, facilidade de fertilidade, facilidade de nascimento e de engorda. Um animal deste está pronto para o abate em 15 meses. Uau! Processo muito interessante.




Bom aqui na cidade de Bozemam o lugar é mais frio por conta das montanhas, chegamos próximo a hora do almoço. Fomos visitar o museu da cidade, existe muita coisa boa lá

Conhecemos também uma cooperativa que tem um mercado com iniciativas sustentáveis, muito legal as empreitadas, o bacana é que este mercado é bem diferenciado do que encontramos por aqui. Ele tem aproximadamente 32 empregados. Vários voluntários que recebem desconto nas compras. Outra coisa que achei legal, é que se você trazer seu pote de vidro, você recebe 5% de desconto no produto comprado. E tem várias outras iniciativas e praticas sustentáveis. Quem quiser saber mais o site é http://www.bozo.coop/



À noite conhecemos as famílias que ficaremos durante nossa estada aqui, entretanto amanhã estamos indo para um lugar diferente, que inclusive todos nós queríamos conhecer. Por isto, não deixe de acessar o blog amanhã.


Um forte abraço, acho que hoje estou muita saudade de todos. (Carente)...rs..rs..

Olha a quantidade de marcas de cerveja!



Wacháchá!