segunda-feira, 31 de maio de 2010

Oi pessoal, tudo bom?

Desculpem a demora para postar, mas ultimamente a vida está bem difícil, pois tenho que colocar tudo em ordem. Posso dizer que esse semestre foi bem puxado.

Consegui fazer o relatório da quantidade de visitas, foram 84 no total e 14 palestras, em 30 dias de viagem, foi puxado né?

Outra novidade é que finalmente consegui concluir o vídeo sobre a viagem a Montana-EUA e ficou muito legal. Um pouco rápido porque são muitas fotos e visitas, eu mesmo tirei quase 8.000 fotos. Por isto, assistam! É rapidinho.



Neste sábado tivemos a conferencia distrital do Rotary, na cidade de Águas de São Pedro, na oportunidade tivemos contato com os amigos de Montana, palestrando sobre o estado.





Depois palestramos sobre como foi a nossa viagem:





Em seguida, tivemos a reunião de avaliação junto com a Comissão Distrital do IGE, segue o registro.



É isto ai, um abraço e wacháchá!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Vejam a bike que a Volkswagen lançou!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Oi pessoal
Estou escrevendo da cidade de Helena, está aqui é a minha ultima postagem nos EUA. O motivo é que neste sábado pego o primeiro avião rumo ao Brasil. Depois conto mais, agora vou falar sobre os últimos fatos.

Dia 12 de Maio, fomos ao Rotary Club de Helena, e novamente para a grata surpresa do Grupo o Vice-Governador do Estado foi assistir a nossa apresentação sobre o Brasil.

Novamente para a nossa surpresa, ele nos deu um livro autografado dizendo o quanto apreciou a nossa visita ao Estado de Montana. Disse que também que conhecia o presidente Lula e que ele é a cara do povo Brasileiro. Uma pessoa lutadora, mais um monte de coisas legal. Presenteamos o vice-governador com uma bandeira do Brasil.



No período da tarde, foi mais descontraído, depois de muitos anos, muitos anos mesmo, o grupo andou de carrossel! Foi muito divertido.


Ao lado deste local existe uma construção ecologicamente correta, muito interessante, neste local guarda também um monte de eventos para entreter o publico.


Por exemplo, esta máquina que você morde o ferro e consegue escutar musica, através da vibração.

Outra máquina interessante é está que transmiti ondas do cérebro, o jogo funciona com dois jogadores, ganha aquele que tiver menos atividade cerebral. O mestre do jogo foi o Marcel, que comprovou não pensar em nada.




Quinta-Feira fomos conhecer o departamento de Meio-ambiente do Estado. No período da manhã tivemos 4 palestras sobre as atuações do Estado em pró do meio ambiente. Muito bom!

- O primeiro caso foi para explicar o funcionamento das pesquisas na área de energia, onde o Brasil foi muito elogiado pelas suas iniciativas.
- A segunda foi a recuperação de uma área da empresa Anaconda, aquele caso próximo a Butte.
- A terceira foi sobre a atuação do Estado sobre uma mina que contem material acido, o problema é que esta mina está próximo ao Centro do Parque Yellestone. Investimento pesadíssimo.
- O quarto foi a recuperação de um pequena área por problema de vazamento de combustível, eles fizeram um tratamento com aquecimento do solo.

No período da tarde conhecemos uma das áreas recuperadas de Minério.






Também visitamos outra estação de tratamento de esgoto. O diferencial foi conhecer o sistema de geração de energia através do esgoto.





É isto ai pessoal, hoje finalizo aqui nos EUA. Foi um mês bastante intenso, com mais de 60 visitas técnicas a empresas, processos, entidades publicas e privadas. Muita coisa boa! Não tenho palavras para explicar o que foi este programa para mim. Infelizmente é tanta coisa, que não tenho como postar tudo aqui.

Vou montar uma palestra sobre os principais fatos daqui, tenho certeza que será muito interessante. Pois tenho muito material. Para quem quiser conhecer com profundidade algum determinado assunto. Por favor, pergunte.

Gostaria de deixar o meu agradecimento aos meus queridos amigos do time, Helton, Sueli, Marcel, Erica e Takada. Vou sentir muita falta de vocês meus queridos companheiros. Mesmo com nossas diferenças conseguimos superar muitas dificuldades. Vocês me ensinaram muito também. Espero que possamos continuar nossa amizade.

Gostaria de registrar ao meu agradecimento ao Rotary Internacional, que proporciona uma a melhor experiências para inter cambistas de todo o mundo. Uma coisa é saber, outra é vivenciar o que é Rotary. Isto é uma experiência que é difícil de explicar em palavras, mas que certamente será lembrada para o resto de minha vida. Muito obrigado ao Marcio Leitão e a Beth (aqui dos EUA). Muito obrigado a todas as famílias que me hospedaram, depois vou escrever para cada um de vocês. Obrigado ao Irineu, que desde começo acreditou em mim. Obrigado ao meu clube Patrocinador de Salto. E aos meus queridos amigos Ana e Baby, vocês foram os meus padrinhos. Obrigado, depois nos falamos.

Obrigado ao meu querido irmão Silvio, Claudia e Tiago, que estão segurando as pontas do Grupo Escoteiro.

Meu muito obrigado a Guardinha ao Sr. Antonio e aos meus alunos em Julho é nós! E não façam mais isto, se não eu me acabo em chorar aqui...rs..rs..

Meu obrigado também a JCB do Brasil, ao Sidney, Mauro e o Nakamura que apoiaram meu intercambio desde o começo.

Aos meus queridos irmãos da Loja Tiradentes.

Meus amigos Fábio, Roger, Vanessa...

E principalmente a minha família, Marci minha noiva, minha irmã Sheila, ao meu cunhado Cristiano, meu pai Minol e a Net. Obrigado por vocês me apoiaram, a família é uma das coisas mais importante em nossas vidas.

Vocês não têm noção da saudade que sinto de todos, vocês fizeram estes dias aqui mais difícil, pois a saudade é tamanha.

Um abraço a todos e escrevo do Brasil agora. Amanhã as 13 horas pego o primeiro avião.

Um abraço e wacháchá!

terça-feira, 11 de maio de 2010

11/05/2010 Visita a Camâra de Comércio do Estado de Montana


Fomos recebidos pelo Sr. Wedd Scott Brown
Missão da Camâra é promover instalação de empresas no Estado, fazer leis amigáveis para que as empresas se instalem de forma a gerar o maior número de empregos possivel.
Existe ainda a possibilidade de haver incentivos nos impostos locais para as empresas que se instalarem.
A Camâra tem ainda a missão da manutenção dos empregos nas empresas já instaladas.

Grupo assistindo as explicações sobre as atividades da Camâra de Comércio


Camâra de Comércio de Helena: Cathy Burwell
Missão: Fomento de turismo e comércio na cidade de Helena
A Camâra é responsavél pelo desenvolvimento de treinamentos gerais para a força de trabalho,treinamentos em liderança e eventos.
Os habitantes do estado de Montana são na sua maioria empregados do governo
(62% da força de trabalho)
Assim quando houve a crise no EUA o estado não sentiu com a desaceleração da economia.
O salário médio anual no Estado de Montana é de US$ 35.000



Mark Bisom responsável pelo markenting internacional da Camâra de Montana
Esta área prepara as indústrias para exportarem, pois nem todas tem áreas de exportação.
Um dos principais projetos é chamado de "MADE IN MONTANA" o projeto prevê que o produto que seja feito no Estado, ou com mais de 50% de produto agregado em Montana receba um selo de CERTIFICADO DE ORIGEM os produtos indigenas e os produtos agropecuários também terão este certificado.



Os principais produtos exportados pelo Estado de Montana são:
Trigo, carne bovina, máquinas industriais, produtos quimicos e minerais.
Existe também uma próspera área de serviços os quais foram desenvolvidos devido a remediação de áreas contaminadas pela indústria do garimpo.
Dentre os serviços temos os de descontaminação de solo, águas e outros.
Montana exporta seus produtos principalmente para a Ásia e Europa.
Colaborou com o post de hoje meu querido amigo Helton Roncalatto - Engenheiro
Um abraço e wacháchá!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Fala Pessoa, estamos em Helena - Capital

Hoje o grupo IGE teve a oportunidade de conhecer a sede do Governo de Montana, fomos recepcionados com grandes honras pelo Sr. John Bohlinger - Lieutenant Governor (Vice Governador) que fez questão de nos acompanhar na visita a sede do Governo.
Ele tem uma cadela que o acompanha durante seu trabalho, o nome dela é Sophia.

Nesta sala passou presidentes e pessoas importantes da história dos EUA, aproveitei o espaço para pedir uma foto com o Vice-Governador:

O local é sede do Poder Legislativo do Estado de Montana, equivalente a Câmara dos Deputados Estaduais, tipo o palácio dos Bandeirantes em SP. Um dos fatos interessantes, é que quando o prédio foi construído era considerado um dos mais modernos do país da época, pois tinha banheiro e energia elétrica.
A mulher da estatueta é a Jeannette Rankin (1880 – 1973), ela foi uma das mulheres mais respeitadas da história dos EUA, pois foi primeira senadora americana. Para homenagear a história desta mulher, as meninas deste grupo.

A sede funciona a mais de um século, tendo a historia das personalidades contadas em quadros e pinturas feitas nas paredes e tetos do prédio.


Está é uma homenagem que fizeram a todos os homens que lutaram pela liberdade dos EUA em suas históricas participações nas guerras.


Está é a antiga Câmara Legislativa de Montana

Esta é a nova Câmara Legislativa de Montana, o que mais chamou a atenção foi o Quadro que está atrás do Presidente da Seção, que é um dos quadros mais valiosos de Montana, o valor dele é estimado em US$ 65 milhões.

Foto do Grupo com o Vice Governador



Para quem quiser saber um pouco mais sobre a sede do Governo em Montana, acesse:
Um abraço e wacháchá!

Oi pessoal, reta final!

Hoje estamos indo para a cidade de Helena, estamos com uma reunião marcada com o Governador do Estado de Montana.

Domingo eu estou em casa, huhu!

um abraço, mais tarde eu posto noticias.

Wacháchá

sábado, 8 de maio de 2010

Universidade de Great Falls

Hoje no período da manhã tivemos duas boas visitas no Campus da Universidade de Montana e no Colégio de Tecnologia- Greats Falls. Primeiro tivemos a oportunidade de conhecer o Departamento de Biologia Celular e Neurociências da Universidade, quem nos recebeu foi o Sr. David Crum.


David Crum - Pesquisador Responsável

O campus desenvolve pesquisas genéticas com embriões de ratos e suas pesquisam são bastantes relevantes e respeitadas nesta área, pois suas pesquisas ajudam a entender doenças como Alzheimer, Esclerose, Vaca louca, etc.


Os processos de verificação são bastante complexos, primeiramente eles tentam reproduzir a doença e neutralizar na cobaia. O processo é transgênico, eles tentam identificar através do DNA a doença e tentam estudar todo o seu processo evolutivo. Para tais estudos é necessária muita tecnologia. E tivemos acesso à pesquisa de coleta de semem e analise deles. Infelizmente não tivemos muito tempo.

Equipamentos de Análises

O Departamento mantêm aproximadamente 10.000 ratos de cobaia para pesquisas.

Outra coisa bacana do departamento é com relação a sua missão educacional, ao qual promove um curso com duração de 10 semanas, para quem tiver interesse no assunto. Este curso já foi responsável pela formação dos melhores profissionais da área médica do Estado de Montana.

Entrada do Colégio Técnico

Em seguida fomos para outra área do campus do Colégio de Tecnologia de Greats Falls, fomos recebidos pela Gerente de Projetos Mel Lehman e pelo Diretor de Programa Jason Harding. E para a grata surpresa do grupo, encontramos alguém que falava português e que trabalha na Força Área dos EUA o Helton Rosalino.

A escola possui aproximadamente 3.000 alunos em 43 cursos, além deste curso presencial ela mantêm outros cursos a distancia. Tivemos a oportunidade de focar um destes cursos que está sendo montando, o de Energia Renovável. O curso ainda não está funcionando, mas tivemos acesso aos preparativos do curso e a grade.

Tivemos focos na área de energia eólica, que é a energia que provém dos ventos. O curso já recebeu um investimento de US$ 300.000, que é feito em parceria com as empresas do setor. O programa tem como objetivo a formação de profissionais na área.

O curso é muito parecido ao que temos no Brasil, os cursos de Tecnólogos, que tem a duração de 2 anos. O aluno necessita ter noções elétrica, matemática, informática, etc. A aluno sai credenciado como Técnico de Energias Sustentáveis.

Para que quiser saber mais segue o catálogo do curso:

http://www.msugf.edu/catalog/Programs/Sustainable%20Energy%20Technician%20CAS%202010-2011.pdf


Depois do almoço fomos conhecer alguns museus e pontos turísticos de Great Falls, dentre eles o Departamento de Peixes e Animais. Conhecemos primeiro o departamento dos peixes. Você pode pagar 10 centavos e comprar uma ração para jogar, é uma festa.





Em seguida fomos conhecer a vida silvestre da região com alguns animais empalhados.






Em seguida conhecemos a famosa história da Expedição de Lewis e Clark (1804-1806) que foi à primeira expedição terrestre realizada pelos Estados Unidos ao costa do Pacífico e para trás. A equipe da expedição era chefiada pelo Meriwether Lewis e William Clark e acompanhado por Sacajawea e Toussaint Charbonneau.



A expedição foi solicitada pelo Presidente dos EUA Thomas Jefferson, com a carta embaixo mencionava os objetivos desta missão:



Que quiser saber a história completa, acesse este link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_and_Clark_Expedition

Em seguida fomos conhecer o museu de R.C. Russel, poxa uma exposição linda, confesso que não sou muito apreciador de arte, mas este museu é muito lindo a história dele é muito bonita, com muitos quadros, muitos mesmo. Uma exposição inteira dedicada a sua história. Consegui tirar belíssimas fotos:




Veja o link do museu
http://www.cmrussell.org/

A noite tive um dos meus melhores jantares, o motivo é que o jantar foi no museu das artes da cidade, até então nada fora do normal. Quando eu entrei minha surpresa. A galeria inteira dedicada ao movimento escoteiro. MINHA NOSSA! Fiquei em estado de choque, quem me conhece sabe o quanto amo este movimento. Conheci uma das figuras mais importantes do movimento escoteiro dos EUA, Sr. Gregory B.Holt, ela faz parte do comitê mundial do movimento. Ele fez muito pelo movimento escoteiro no EUA, sua história está toda contada nesta exposição.







Fiquei tão emocionado que lagrimas escorriam pelos meus olhos vendo a exposição. Ele disse que estava muito feliz, e que minha presença nesta exposição fez valer a pena todo o trabalho. Pronto desabei de novo a chorar...rs..rs...



Deixei um lenço do Grupo Escoteiro Taperá, ele disse que terá um lugar especial para o nosso grupo.

É isto ai pessoal, acabo por aqui hoje.

Um abraço e wacháchá!