terça-feira, 4 de agosto de 2009

Saudações aos navegantes!

E com imenso prazer que inauguro meu blog, confesso que eu tinha muita vontade de montar um esquema que pudesse conversar com meus alunos ou amigos para que possamos discutir,sugerir, debater, tirar duvidas etc.... Ou seja, nos COMUNICAR! Como dizia o comunicador Chacrinha: Quem não se comunica, se trumbica!

Meus caros amigos/leitores, tenho que ser direto e franco, NÃO SOU UM BOM ESCRITOR, não sou BONITO, tão pouco INTELIGENTE, mas eu sou bastante comunicativo... Por isto, acho que este meio de comunicação vai dar certo, usem e abusem deste espaço. Estarei usando este espaço para que cada vez mais possamos discutir algumas coisas que podem acrescentar nas minhas aulas.... Como digo: Se tem duvida, fale agora ou.... Pergunte de novo!

Para começar este blog, o ideal lógico é me apresentar:

My name:
Meu nome é Alexandre Hirayama, mas conhecido como Hira.

Formation:
Sou formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão da Produção.

My job:
Trabalho atualmente na Empresa JCB, multinacional de origem Inglesa, seu segmento é o da construção cível, na unidade na qual eu trabalho é produzido Retro-Escavadeiras.
Quem tiver curiosidade é www.jcb.com.
Trabalho com Gestão de Materiais (PCP, Almoxarifado e Produção).
Coordeno também um trabalho muito bacana sobre Sustentabilidade, vou dedicar um espaço só para isto, aguardem.

Minha profissão aprendi numa empresa chamada Novik S/A, onde trabalhei como Guardinha (Office-Boy), na área de Compras. Entrei com 12 anos nesta empresa e sai com 18 anos. Os desafios foram inúmeros dentre as empresas que trabalhei foram Reubly, CCE, Mabe, Midbrook e JCB.
.Trabalho atualmente no ramo de Gestão de Materiais, considero-me um bom conhecedor das metodologias MRP, Just-In-Time, ERP, etc. Conheço muito de Softwares também... Trabalhei na implantação de 4 tipos (Microsiga, Datasul, Star Soft e SAP). Tenho inúmeros cursos e os mais importantes é 6 sigma (Green Belt), Gestão de Processos Industriais, PCP, Gestão de Pessoas, etc.

My Free Time:
Participo atualmente de alguns movimentos, dentre o mais prazeroso o Escoteiro, sou atualmente o Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Taperá (www.getapera.com.br), atuo diretamente junto com outros chefes/amigos na gestão deste grupo, que para mim é de grande relevância na minha vida. Atuo a mais de 8 anos no movimento, onde comecei como assistente da seção sênior, auxiliando meu grande amigo/irmão Celso Shigueo (Médico). Que inclusive foi quem me ensinou muito sobre escotismo.

My start to teach:
No inicio de 2008 tive o prazer e a honra de ser convidado pelo meu irmão Antonio Rodrigues (Coordenador da Associação de Educação do Homem de Amanhã - Guardinha) para fazer um teste como professor, que evidentemente foi prontamente aceito por mim. O teste consistia em ministrar uma aula para os professores da escola, eles eram quem dariam a liberação se o professor é bão ou não.O tema do teste era: Just-In-Time... hahahahahaha.... Tirei de letra...rs..rs.. Pensei comigo, que sorte!Este tema eu “Detono”...rs..rs.. Pois eu trabalho com isto há muitos anos. Bom o resultado é que fui convidado pelo Toninho (olha a intimidade) a participar do seleto grupo de mestres da Escola Técnica de Administração da Guardinha. Que para mim já era uma grande honra e uma antiga vontade de lecionar e ensinar um pouco do que conheço.

My first day:
Lembro como se fosse hoje, a minha primeira turma, que gelo na barriga! Meu Deus... 50 alunos olhando para mim... Vcs que me conhecem, pensaram que foi fácil? Não foi, fiquei muito nervoso... Mas acabou rapidinho, pois já vi que a turma era 10! Jovens ávidos pelo aprendizado... Que satisfação! O tema da minha primeira aula foi a Escola Clássica da Administração... Foquei Taylor e Fayol... Muito boa a aula daria uma nota 7 pela aula.

Foram vários momentos inesquecíveis com várias turmas que fiquei responsável, já estou com minha 4º Turma, confesso que adoro todos vocês.

Espero que este espaço seja muito utilizado por todos nós, vamos fazer um teste.

Por isto, sugiram, divulguem e vamos conversar para melhorar este espaço. Pois ele é dedicado a vocês.

Um abraço e Wacháchá

Prof. Hira

10 comentários:

Unknown disse...

nossa professor adorei esse espaço!

bjoO

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog profº!!
Sensacional...espero que possamos fazer da internet uma ferramenta útil de estudo e melhoria de nossos conhecimentos...

Abrçs

Diego

Marcelo disse...

e ai profº Hyra.. show de bola esse blog..

Unknown disse...

Adorei o seu blog prof...

Samira Espósito disse...

Salve Professor Alexandre Hirayama

Parabéns pelo BLOG!!!!

Só uma dúvida... o conteúdo é o mesmo dos e-mails que o Senhor Mandava?!

Bjs e WATCHATCHÀ!

Prof.Hira disse...

Oi Samira!

O material aqui é mais incrementado, no caso, tem mais vídeos e fotos. Vou brevemente colocar vídeo aula também. Pois aquelas aulas de MRP ninguém merece...rs..rs..

Bjs.

Unknown disse...

Adorei seu blog....espero que funcione como uma ótima ferramenta de estudo!
beijus!

Unknown disse...

Hira,
Parabens pelo Blog, ficou muito bom
abracos,
Miguel

Samara Machado disse...

Parabéns Hira, o blog ta muito bom...

Justo neste semestre estaria tendo aula com vc, mas n tive esse prazer, pois falam muito sobre vc e vc deve ser uma ótima pessoa e um ótimo profissional, spero te ver na minha formatura.

Bjo

Unknown disse...

Parabens duas vezes primeiro pelo lindo discurso depois pelo seu aniversário...educar e uma arte, tem de ser mais que uma profissão tem de ser uma religião.
abraços,
Miguel