sábado, 8 de maio de 2010

Universidade de Great Falls

Hoje no período da manhã tivemos duas boas visitas no Campus da Universidade de Montana e no Colégio de Tecnologia- Greats Falls. Primeiro tivemos a oportunidade de conhecer o Departamento de Biologia Celular e Neurociências da Universidade, quem nos recebeu foi o Sr. David Crum.


David Crum - Pesquisador Responsável

O campus desenvolve pesquisas genéticas com embriões de ratos e suas pesquisam são bastantes relevantes e respeitadas nesta área, pois suas pesquisas ajudam a entender doenças como Alzheimer, Esclerose, Vaca louca, etc.


Os processos de verificação são bastante complexos, primeiramente eles tentam reproduzir a doença e neutralizar na cobaia. O processo é transgênico, eles tentam identificar através do DNA a doença e tentam estudar todo o seu processo evolutivo. Para tais estudos é necessária muita tecnologia. E tivemos acesso à pesquisa de coleta de semem e analise deles. Infelizmente não tivemos muito tempo.

Equipamentos de Análises

O Departamento mantêm aproximadamente 10.000 ratos de cobaia para pesquisas.

Outra coisa bacana do departamento é com relação a sua missão educacional, ao qual promove um curso com duração de 10 semanas, para quem tiver interesse no assunto. Este curso já foi responsável pela formação dos melhores profissionais da área médica do Estado de Montana.

Entrada do Colégio Técnico

Em seguida fomos para outra área do campus do Colégio de Tecnologia de Greats Falls, fomos recebidos pela Gerente de Projetos Mel Lehman e pelo Diretor de Programa Jason Harding. E para a grata surpresa do grupo, encontramos alguém que falava português e que trabalha na Força Área dos EUA o Helton Rosalino.

A escola possui aproximadamente 3.000 alunos em 43 cursos, além deste curso presencial ela mantêm outros cursos a distancia. Tivemos a oportunidade de focar um destes cursos que está sendo montando, o de Energia Renovável. O curso ainda não está funcionando, mas tivemos acesso aos preparativos do curso e a grade.

Tivemos focos na área de energia eólica, que é a energia que provém dos ventos. O curso já recebeu um investimento de US$ 300.000, que é feito em parceria com as empresas do setor. O programa tem como objetivo a formação de profissionais na área.

O curso é muito parecido ao que temos no Brasil, os cursos de Tecnólogos, que tem a duração de 2 anos. O aluno necessita ter noções elétrica, matemática, informática, etc. A aluno sai credenciado como Técnico de Energias Sustentáveis.

Para que quiser saber mais segue o catálogo do curso:

http://www.msugf.edu/catalog/Programs/Sustainable%20Energy%20Technician%20CAS%202010-2011.pdf


Depois do almoço fomos conhecer alguns museus e pontos turísticos de Great Falls, dentre eles o Departamento de Peixes e Animais. Conhecemos primeiro o departamento dos peixes. Você pode pagar 10 centavos e comprar uma ração para jogar, é uma festa.





Em seguida fomos conhecer a vida silvestre da região com alguns animais empalhados.






Em seguida conhecemos a famosa história da Expedição de Lewis e Clark (1804-1806) que foi à primeira expedição terrestre realizada pelos Estados Unidos ao costa do Pacífico e para trás. A equipe da expedição era chefiada pelo Meriwether Lewis e William Clark e acompanhado por Sacajawea e Toussaint Charbonneau.



A expedição foi solicitada pelo Presidente dos EUA Thomas Jefferson, com a carta embaixo mencionava os objetivos desta missão:



Que quiser saber a história completa, acesse este link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lewis_and_Clark_Expedition

Em seguida fomos conhecer o museu de R.C. Russel, poxa uma exposição linda, confesso que não sou muito apreciador de arte, mas este museu é muito lindo a história dele é muito bonita, com muitos quadros, muitos mesmo. Uma exposição inteira dedicada a sua história. Consegui tirar belíssimas fotos:




Veja o link do museu
http://www.cmrussell.org/

A noite tive um dos meus melhores jantares, o motivo é que o jantar foi no museu das artes da cidade, até então nada fora do normal. Quando eu entrei minha surpresa. A galeria inteira dedicada ao movimento escoteiro. MINHA NOSSA! Fiquei em estado de choque, quem me conhece sabe o quanto amo este movimento. Conheci uma das figuras mais importantes do movimento escoteiro dos EUA, Sr. Gregory B.Holt, ela faz parte do comitê mundial do movimento. Ele fez muito pelo movimento escoteiro no EUA, sua história está toda contada nesta exposição.







Fiquei tão emocionado que lagrimas escorriam pelos meus olhos vendo a exposição. Ele disse que estava muito feliz, e que minha presença nesta exposição fez valer a pena todo o trabalho. Pronto desabei de novo a chorar...rs..rs...



Deixei um lenço do Grupo Escoteiro Taperá, ele disse que terá um lugar especial para o nosso grupo.

É isto ai pessoal, acabo por aqui hoje.

Um abraço e wacháchá!

Um comentário:

Alpha Video Locadora disse...

poxa alexandre voce nao pode chamar isso de trabalho isso é uma aventura