sábado, 1 de maio de 2010

Oi pessoal!
Hoje o dia pegou aqui, está um frio de rachar! Tá nevando muito.


Acredito que hoje tivemos umas das melhores visitas técnicas na área de meio ambiente, a vida é feita de bons exemplos e maus, o de hoje foi muito ruim em questão de meio ambiente. Mas o que gostei foi da sinceridade do povo em reconhecer suas ações e também de se propor a fazer algo em pró deste problema.

Painel de controle da mineração de cobre

Tivemos que nos locomover para a cidade de Button, cidade muito conhecida nos Estado Unidos, ela foi em tempos auroras uma das cidades de maior importância para o país e para o mundo. Pois daqui saiam cobre que abastecia 60% dos fios e cabos dos Estados Unidos. A história de Butte é um mesclado de produtor de cobre, problemas de sindicalismo, crescimento econômico, declínio e degradação ambiental resultante da atividade.


Sara Sparks

Está Srta. é uma das pessoas que me deram maior satisfação de conhecer, ela desmonstrou todos os problemas que esta empresa Anaconda trouxa para a cidade.


Butte começou como uma cidade mineira no final do século 19 na proa Silver Creek Valley (ou Cúpula do Vale), uma bacia natural perto de altas Montanhas Rochosas do Straddling Continental Divide. Na primeira fase da mineração só foi retirado ouro e prata, conforme explicado pelo Rotariano Foyd a terra daqui é como camadas de cebola, mas o “bum” da eletricidade causou um aumento da demanda por cobre, que era abundante na região. A pequena cidade logo se tornou uma das cidades mais prósperas do país, especialmente durante I Guerra Mundial, e foi muitas vezes chamado de "o monte mais rico da Terra". Foi a maior cidade por muitas centenas de milhas em todos os sentidos. A cidade atraiu trabalhadores de Irlanda, País de Gales, Inglaterra, Líbano, Canadá, Finlândia, Áustria, Sérvia, Itália, China, Síria, Croácia, Montenegro, México e de todos os estados americanos.



Floyd (Palestrou sobre a história de Butte)


Em 1899, juntou-se com Daly William Rockefeller, Henry H. Rogers e Thomas W. Lawson para organizar a Amalgamated Copper Mining Company. Pouco tempo depois, a empresa mudou seu nome para Anaconda Copper Mining Company (ACM). Na década de 1920 tinha um monopólio sobre as minas e em torno de Butte.


A prosperidade continuou até a década de 1950, quando o grau de diminuição de minério e da concorrência de outras minas levou a empresa Anaconda para mudar o foco da prática onerosa e perigosa mineração subterrânea para mineração a céu aberto.


Milhares de casas foram destruídas no bairro Meaderville e áreas adjacentes, McQueen e Butte Oriente, para escavar o Pit Berkeley, Que foi inaugurado em 1955 por Anaconda Copper. Na época, ele era o maior poço operado aberto mina de cobre nos Estados Unidos. Outras minas a céu aberto foram escavadas na área, incluindo a ainda operacional Continental East Pit. O Pit Berkeley cresceu com o tempo, e em novembro de 1973, o Jardim Columbia, Em 1977, o ARCO empresa adquiriu Anaconda Mining, e só três anos mais tarde começou a fechar minas devido a preços mais baixos do metal. Em 1982, todos os mineiros no poço de Berkeley foram demitidos.

Escavadeira utilizada no processo de escavação

De 1880 a 2005, as minas do distrito de Butte produziram mais de 9,6 milhões de toneladas métricas de cobre, 2,1 milhões de toneladas de zinco, 1,6 milhão de toneladas de manganês, 381 mil toneladas de chumbo, 87 mil toneladas métricas de molibdênio, 715000000 onça troy (22,200 mil toneladas) de prata, e 2,9 milhões de onças (90 toneladas) de ouro.

O problema!

Quando a mineração encerrou no Pit Berkeley, em 1982, as bombas de água de minas nas proximidades também foram encerradas, o que resultou em água altamente ácida misturada com metais pesados tóxicos que encheram o buraco. Apenas dois anos depois, o poço foi classificado como um grande risco ambiental. Enquanto isso, a água ácida continuava a subir. A partir da década de 1990 os esforços para limpar o Pit Berkeley começaram. A situação ganha ainda mais atenção depois de 342 gansos migraram para o lago do poço como um lugar de repouso, resultando na morte de todos. Ironicamente, o Pit Berkeley também é uma das atrações da cidade turísticos mais importantes. É o maior lago do poço nos Estados Unidos, e é a parte mais onerosa dos maiores do país. E é com certeza o maior lago contaminado do mundo.
Um século após a época da mineração intensiva e fundição, a área ao redor da cidade continua a ser uma questão ambiental. Arsênico e metais pesados, tais como conduzir são encontradas em altas concentrações em alguns pontos afetados pela mineração de idade, e por um período de tempo na década de 1990 a água da torneira para beber era inseguro devido à filtração pobres e décadas de tubulações de abastecimento de madeira. Os esforços para melhorar o abastecimento de água foram realizadas nso últimos anos, com milhões de dólares sendo investidos para atualizar as linhas de água e infra-estruturas de reparação. A investigação ambiental e os esforços de limpeza têm contribuído para a diversificação da economia local



Tragédia


No dia 8 de Julho de 1917, 168 trabalhadores morreram queimados e sufocados pela fumaça causada por um incêndio que começou com a queda de um lampião, alguns destes trabalhadores ficaram presos na galeria. Eles deixaram cartas escritas para suas famílias, fotografei algumas delas. São muito tristes. Estão fazendo um memorial para estes trabalhadores, a iniciativa é da esposa do Floyd.


Para quem quiser saber mais http://en.wikipedia.org/wiki/Butte,_Montana


É isto ai pessoal,um abraço e wacháchá!

Nenhum comentário: