Um processo muito interessante está no processo de separação do ouro da rocha. É um sistema bem complexo que pode ser observado neste slide.
Fomos recebidos posteriormente pelo o responsável de meio ambiente Mark Thompson que explicou as iniciativas de meio ambiente adotas pela empresa, que segundo eles adotam medidas cuidadosas com meio ambiente, e tem várias iniciativas.
A empresa tem a questão do Royaties que é parecido com o do Brasil, ela deixa um fundo para cidade de 1,5% de seu faturamento para um fundo que esta sobre os cuidados do condado.
Mark explicou também que um dos maiores problemas que eles podem gerar é com relação ao vazamento de água contaminada para os rios e pontos de água, pois ele utiliza no processo Cianeto (altamente contaminante e perigoso). Por isto, adotam um monte de normas e controles níveis internacionais, em toda área da mina possui 110 pontos de controle de emissão de poluentes.
Mark explicou que a fábrica é muito fiscalizada por diversos órgãos na região, disse que as normas são bastante pesadas. Também disse que toda e qualquer movimentação de pedras são observados os pontos de vegetação, culturais (sítios arqueológicos), geológicos, vida selvagem, etc. Todos eles fiscalizados.
Questionamos com relação de como é a gestão de resíduos dos equipamentos, etc. Mark disse que a fábrica tem como prioridade a reciclagem, por isto, dá para reciclar? Vamos reciclar, por exemplo o óleo hidráulico utilizado nos equipamentos servem para combustão e aquecimento, os pneus vão para fazer cocheiras, etc.
Uma das oportunidades que tivemos foi conhecer o Geólogo responsável por detectar o ouro e fazer o mapeamento da mina. O nome dele éJohn, tivemos tempo para um bate papo, e ele manda um português de leve, eles explicou muitas coisas bacanas. Inclusive John trabalhou por três anos em uma mina em Goiás. Ele é muito simpático.
Além de todo o programa, a mina está com sua vida com os dias contados, por isto, eles já estão preparando a área para futuras empresas. Uma das idéias que estão trazendo é a geração de energia através força mecânica dos ventos, ou seja, energia eólia, a previsão é para que o ano de 2011 já esteja sendo construídas algumas unidades.
O executivo responsável nos recebeu também e explicou muita coisa bacana sobre a mina.
Por no período da tarde e a noite tivemos a oportunidade 3 apresentações, o primeiro e o segunda apresentação foi em uma escola publica. A primeira foi para um grupo de jovens, pareciam meus alunos...rs..rs... Fomos muito bem recepcionados pelos aluno onde apresentamos nossa palestra. Tinha 25 alunos nesta classe.
Em seguida a família que está hospedando eu e o Helton nos levaram para um resturante chinês...rs..rs... Opa mandem brasa de novo!...rs..rs.. Depos passamos pelo corpo de bombeiro, aqui é voluntário.
Um comentário:
Amore estou cada dia mais orgulhosa de vc!!!!!!!!!!
Tá lindo de toquinha!!!!!!!! rss
Poxa que aula... quase não consigo acompanhar... rss
Te amo!!!!
Postar um comentário