terça-feira, 20 de abril de 2010

Ola pessoal!

Hoje o dia foi bastante corrido, tivemos logo de manhã uma visita na refinaria do grupo Esso, e ela tem como derivados a gasolina, diesel, asfalto, etc. Infelizmente pela política da empresa, não pudemos tirar fotos, mas nós conhecemos as instalações e outras iniciativas ligadas ao meio ambiente, conhecemos o Fred e Joe, que apresentaram toda a unidade aqui em Billings. Os cuidados com a segurança do trabalho é incrível, vou levar umas coisas bem bacana para JCB. A empresa tem vários projetos, um especificamente me interessei bastante, a Esso patrocina um grupo escoteiro aqui. Muito bacana.

Joe (Faz o mesmo trabalho meu na JCB)


Depois do almoço fomos conhecer a historia dos prédios daqui da cidade de Billings, nesta parte eu achei muito interessante e o que gostei foi o cinema que nós encontramos.


Logo depois, no período da tarde fomos visitar uma estação de tratamento de água da cidade de Billings. Eu nunca havia visto uma estação tão bonita e complexa como esta. A estação trata aproximadamente 65milhões de galão de água por dia (234.000 milhões de litro), é muito água! O processo é todo automatizado, dentro da sala de controle que você pode ver embaixo, o processo é extremamente complexo. Mas eu tive auxilio do meu amigo Marcel, que é especialista nas questões de tratamento de água.

Em seguida fomos à estação de tratamento de esgoto, minha nossa, como é grande, demoramos horas cohecendo todo o processo. Fomos atendidos pelo Bruce, que teve toda a atenção com o grupo. Achei muito interessante, sem grande novidades com as iniciativas que temos no Brasil. Mas a legislação aqui é bem pesada com relação a devolução da água para o rio. A estação trata 100% do esgoto gerado aqui. O diferencial é que eles tem um captação de gás gerado pelo Metano. A foto embaixo mostra a queima do excedente do gás. Além disto, o gás é aproveitado no processo e na geração de energia. Só isto, valeu todo o dia!

Este é o motor que gera energia


Muito bom e produtivo o dia.


É isto, um abraço, e até amanhã.



Wacháchá!

Nenhum comentário: