terça-feira, 27 de abril de 2010

Ola!

Pessoal, hoje vou começar agradecendo algumas pessoas Tati Lindoso, Tatty Ranucci, Leticia, Ana Clara, Aline, Jacques, meu irmão Silvio Teijeira, Tati, Má e todos os formandos do 4.Semestre. Obrigado a todos pelas mensagens de incentivos.

Vamos aos fatos, Domingo eu não tive muito tempo, tive que levantar muito cedo para variar. Eu e o Helton fomos para uma Igreja, pois a família de Bruce é muito religiosa, para mim foi ótimo, pois estava precisando ter um contato com Deus. A experiência foi ótima. No começo da cerimônia separam as pessoas por faixa etária, ou seja, as crianças e adolescentes vão para uma catequese, os adultos vão para o estudo bíblico, e todos fazem isto por uma hora. Depois começa o culto, com todos juntos. Como disse o Bruce: é a hora da banda de rock! Os cantos são lindos, formado por uma banda muito bem estruturada, e cantam muito!

O período da tarde voltamos para Bozemam, voltei para a família que havia conhecido na Sexta-Feira. Pensei que teria um descanso, mas nem pensar! Minha família aqui é oTim e a Maggie, eles me levaram para Ultimate Fighting, ou seja, luta livre! Puts, cada luta de virar o zóio, não podíamos tirar foto, mas eu dei um jeitinho...rs..rs..
Segunda feira, dia 28, fomos ao famoso museu que é conhecido em inglês “Museum of the Rockies”. Na frente do museu existe uma réplica de um T-Rex que é chamado carinhosamente de Big Mike. Depois voltarei ao assunto. Fomos recebidos por uma Senhora muito simpática chamada Lynne Barnes. O museu é divido em três partes, pré história (dinossauro), história dos índios americanos e história americana.

No museu da pré-história conhecemos muitos fatos interessantes, dentre uma das coisas bacana, é a historia de um dos mais importantes e mais renomados paleontólogo chamado Jack Horner, ele nunca estudou em uma universidade. A universidade tem ele como doutor honorável da universidade, ele é curador do museu. Sua dedicação e empenho sobre a história dos dinossauros é muito respeitada no meio acadêmico. Para vocês terem noção de sua importância, ele foi o consultor de Steven Spielberg no Jurassic Park. Tivemos vários fatos apresentados, e muitas fotos, mas o que a responsável disse e o que gostei, é que o T-Rex era um carniceiro, ou seja, comia apenas animal morto, e não era um caçador. Devido ao seu tamanho também, ele não conseguia correr.
A foto abaixo é da ossada original do Big Mike (T-Rex), ela foi encontrada em 1988 por uma senhora que estava pescando. Um dos fatos demonstrados, é que devido a posição de sua cabeça, ele morreu sofrendo muito.
Bom visitamos uma área que conta a história dos índios de Montana, infelizmente é proibido tirar fotos nesta área. O motivo é que os índios, tem alguns objetos sagrados que não pode ser tirado fotos. O museu em respeito a está restrição, não deixa tirar fotos.

Na história americana, temos muitas histórias e muitos objetos misturados. O museu está dedicado a história da Doutora que quis contar juntar a história da medicina, o interessante é que ninguém queria aceitar este material. O interessante é que a doutora, atendia muitos chineses, e eles não permitiam que fossem tocados. Por isto, ela tinha uma pequena boneca para que os seus pacientes apontassem onde doía.


Depois do almoço fomos conhecer “Refuge Sustainable Building Center” este é um local ondem vendem material com idéias de ecológicamente correto. Tivemos muitos bom exemplos de inciativas Greens. Dentre eles tintas sem solventes, chapas de madeiras feitas com semente de girassol, pias feitas com papel, isolamento feito com restos de roupas, compostagem com vasos, mesa feita com bambu, registros interessantes, etc. Muito interessante, esta loja é dedicada apenas para materiais de construção com material ecológicos. Um dado muito interessante é que custo de uma construção sustentável com uma normal é um aumento de custo de 5% a 10%. Eu mesmo estou com muitas idéias, para quem quiser construir uma casa sustentável, tenho boas idéias!
Em seguida fomos conhecer Project Wet (Water Education for Teacher), e fomos recebidos para o CEO John Etgen, ele coordena um trabalho com 50 profissionais, e está atuando em 50 paises. O trabalho desta empresa é de se dedicar a educação de estutantes com relação ao uso conciente desta riquesa para nós. Eles disponibilizam uma quantidade de mais de 70 revistas e livros em 18 idiomas. O projeto tem muitas coisas em comum com projetos no Brasil.

Equipe WET

É uma iniciativa maravilhosa, eles no Brasil, fecharam um acordo com a Unesco e estão traduzindo o material para português, nossa tradução será 18 ̊no mundo. O projeto existe desde 1984 por um problema que existiu em Dakota do Norte. Na áfrica foram 5 milhoes de crianças atendidas em 20 semanas. Muito bom.

Em seguida, lembrei dos meus queridos amigos Fábio e Roger no Brasil.


Nesta segunda-feira 27 de Abril fomos conhecer o Restaurante e Bar chamado Montana Ale Works, fomos recebidos por um dos sócios do restaurante Abert McDonald, são 5 sócios. O prédio onde está situado é um antigo entreposto agrícola, que fica ao lado de uma antiga ferrovia, que funcionou entre 1914 e 1950 e ficou abandonada por muitos anos. Foi onde no ano de 2000 os sócios resolveram montar o bar/restaurante neste local. Os aspectos rústicos do prédio foram mantidos e sofreram apenas pequenas alterações na sua originalidade. O restaurante/bar é diferenciado com relação aos que conhecemos. Este bar vende aproximadamente 40 tipos de cerveja, seu diferencial está em atender seus clientes de acordo com seu perfil, para isto foi desenvolvido 5 ambientes para atender essa demanda.

O primeiro é mais juvenil (universitário), atendendo com mesas pequenas, com mais espaço de locomoção, para aqueles que gostam de ficar em pé, e este ambiente está ao lado está das mesas de sinucas. No mesmo local podemos ver várias televisões passando temas esportivos.

O outro ambiente é o balcão do bar, que inclusive é muito bonito. Este ambiente é para atender aqueles que gostam de ficar próximo aos bartenders. Este local está no centro do prédio, e tem algumas chopeiras e garrafas que dão um toque especial ao ambiente.

O terceiro é o ambiente familiar, com mesas que cabem várias pessoas na mesma mesa, muito bom para aqueles que saem com sua família para um almoço em um restaurante. O ambiente oferece um ambiente um pouco mais restrito.

O quarto ambiente é reservado, inclusive um ambiente muito social, com móveis e um ambiente muito aconchegante e sem barulhos.

Quinto ambiente é um vagão de trem adaptado, que trás para aqueles que gostam de conversar. Ideal para um happy hour.
Tivemos a oportunidade de conhecer a cozinha do restaurante, que demonstra uma integração de toda a equipe, pois muitas refeições são feitas ao mesmo tempo. É incrível.

O cardápio é feito com idéias diferenciadas, o restaurante procura oferecer aos seus clientes também produtos orgânicos, e dão muita importância para os agricultores locais, muitos deles não conseguem atender a demanda do Bar/Restaurante. O seu diferencial é oferecer a estes agricultores um apoio financeiro para alavancar sua produção, sendo que os mesmos pagam em produtos quando os tiverem.

O restaurante tem de 75 a 100 funcionários, dependendo da temporada. A hora de maior fluxo de clientes é no Jantar. O faturamento anual é de mais de 4 milhões de dólares ao ano.

Um dos fatos interessantes é que o Estado de Montana tem uma lei de quem produz não pode comercializar cerveja no mesmo local.

Outro dado interessante é que o restaurante tem o maior faturamento na alimentação e que é responsável por 63% do faturamento, o restante em bebida e pequenos presentes.

O restaurante/bar tem um trabalho muito voltado para a motivação dos funcionários, há direcionamento de uma porcentagem das gorjetas dos garçons que vai também para os outros funcionários, como da cozinha, limpeza, assistentes, etc. Segundo o sócio o funcionário que trabalha feliz, faz melhor o seu trabalho.

Finalizamos a visita com um delicioso copo de cerveja.

Obrigado a toda a equipe da Montana Ale Works, e ao Abert McDonald peça recepção.


É isto ai pessoal, uma abraço e até amanhã, por hoje wacháchá!

Nenhum comentário: