segunda-feira, 26 de abril de 2010

E ai pessoal!

Hoje estou muito feliz, talvez um dos dias de maior felicidade minha aqui nos EUA, e motivo vem do Brasil, meus queridos alunos me mandaram uma mensagem/convite por vídeo, olhem aqui!


Aqui esta a minha resposta!



Vocês querem me matar, eu chorei muito, estou muito feliz e orgulhoso. Vocês me fazem querer ser um profissional melhor. A família que está me hospedando aqui até perguntou por que estava chorando, porque eu parecia uma bicha, eles ficaram preocupados...rs..rs.... Perguntaram se aconteceu alguma coisa com minha família. É que fiquei tão emocionado que não lembrava como falar em Inglês...rs..rs.... Obrigado pessoal, com certeza não perco esta oportunidade por nada!

Me sinto honrado. Foi lindo!

Hoje começo pedindo desculpas pela falta de comunicação, mas estava isolado do mundo num lugar onde não havia internet. Mas confesso que foram dias adoráveis, pois tive contato com a maravilhosa família de Bruce, sua esposa Jam e seu filho Steven. Foi uma experiência inesquecível, pois ele é muito engraçado e faz de tudo para fazer o melhor para nós.
Vamos aos fatos, estivemos na Quinta-Feira em Bozemam, tivemos que acordar muito cedo, eu acordei 4hrs da manhã para estudar um pouco e deixar tudo perfeito para uma apresentação que estava agendada para as 06h45min num hotel. A apresentação era sobre o Brasil, aproximadamente 50 pessoas estavam presentes. Fizemos a apresentação e todos gostaram, tivemos um excelente feedback com relação aos assuntos sobre o Brasil.

No período da tarde fomos para Livengston, chegamos em hotel e fomos recepcionados pelo Brain e Bruce, dois caras muito bacanas, chegando lá, eles colocaram nossas malas no carro e fomos correndo para uma escola de crianças dar uma palestra. Minha nossa, ninguém esperava por esta. Mas fomos lá mandar bala! Foi muito bom, pois as crianças não sabiam como era o Brasil.. Um dos fatos interessantes é que eu perguntei quem era escoteiro, foi inacreditável, várias crianças levantaram a mão...rs..rs... Dei um presente para cada um deles.

Em seguida, fomos conhecer uma ONG, que tem como principio a sustentabilidade como modelo de negócio, muito legal, pois tive boas representações sobre como os fazendeiros podem ganhar dinheiro com a sustentabilidade, mas o assunto é muito técnico, e quem quiser saber mais, me dá um toque.

Corremos depois para uma fazenda de ovelhas em Livengston. As iniciativas e controles que eles têm são diferenciados, tive boas referencias profissionais para modelos sustentáveis na criação de ovelha. Muito lindo o lugar com uma bela paisagem.O que mais gostei neste local foi o empenho do marido e da mulher em fazer todo o programa.


Tivemos que correr para a casa do Bruce, onde éramos aguardados para uma belíssima refeição, apelidamos o Bruce, como o Fire Man, olhe o porquê nas fotos!


O grupo teve uma grande empreitada neste sábado, conhecemos o famoso Parque Nacional Yellowstone. Desde que o grupo foi escolhido para esta viagem, tínhamos em comum o objetivo de conhecer o parque. Então aqui está o grupo.


Fomos recebidos pelo Ranger Jim Evanoff , ele foi muito atencioso com o grupo e nos contou toda a história do parque. Nele já passaram muitas pessoas famosas, dentre eles 12 presidentes americanos. O modelo de gestão deste parque inspirou a criação de mais de 4.000 parques no mundo, inclusive no Brasil.


O parque foi fundado em 1 março de 1872 sendo o primeiro parque do mundo.Abrange 3 estados, Montana, Wyoming e Idaho. Ele é muito grande, e tem 5 tipos de ecossistemas presentes num mesmo bioma. O parque possui 2 milhões de hectares. Ele recebe mais de 3 milhões de visitantes ao ano, e tem a disposição dos visitantes hotéis dentro do parque, com 2.000 leitos disponíveis. Na alta temporada emprega mais de 5.000 pessoas. O parque está sobre um vulcão e tem aproximadamente 2.000 terremotos por ano.
Outro problema que se tornou comum e muito arriscado era a alimentação dos animais, em especial os ursos, pois eles começaram a achar comida "fácil" das mãos dos seres humanos, e quando não tinham esta disponibilidade, começavam os problemas com ataques de animais aos visitantes.

O parque conta também com infra estrutura de ônibus coletivos para minimizar o problema causado pelo grande afluxo de visitantes, causando grandes engarrafamentos.
Em 1988, Yellowstone se deparou com um grande incêndio. Segundo perícia, o fogo começou fora do parque e devido à grande biomassa presente se alastrou rapidamente destruindo 36% da área total. Foram gastos 120 milhões de dólares, tendo o envolvimento de bombeiros e do exército num total de 25 mil pessoas e não foi suficiente para apagar o incêndio que duraram meses e só terminou com a 1ª nevasca.

Inicialmente, como já foi dito, o parque permitia o contato das pessoas com os animais, inclusive que os alimentassem. Era produzida uma quantidade muito grande de resíduos, 4 a 5 ton/ano, sem reaproveitamento. Atualmente o parque tem uma administração que se preocupa com o meio ambiente. Existem aproximadamente 2 mil lixeiras “a prova de ursos”, coleta seletiva e compostagem dos resíduos orgânicos e 4 estações de tratamento de esgoto sanitários.

Para quem não sabe, este parque foi inspiração para a criação do urso Zé Coméia, e do guarda Belo. Tivemos este parque citado também em diversos desenhos, o motivo é a riqueza natural que este parque possui, tanto na Fauna como na Flora.
Conhecemos os springs, que são piscinas de água quente, com temperaturas que chegam a 100 graus centigrados, e os famosos Geysers, que é o fenômeno de erupção de água quente saindo da terra, sendo projetada a grandes alturas, formando um espetáculo natural maravilhoso.

No Geyser mais famoso do parque, o "Old Faithful", este fenômeno acontece em media a cada 90 minutos, e é muito lindo. Entre Geysers e Hot Springs o parque possui 10.000. Metade dos Geysers e Hot Springs do mundo estão no Yellowstone.
Para ter uma idéia do que tivemos a oportunidade de testemunhar, veja em
uma erupção do geyser mais famoso do parque, o "Old Faithful"




Muitos visitantes vão até Yellowstone e não vêem muitos animais, mas para nós o esquema foi diferente. Tivemos o prazer de ver diversos animais, búfalos, ariranhas, esquilos, alces, etc, mas o que impressionou todo o grupo, foi termos visto um urso, uau!

É muito difícil ver uma cena desta, tivemos muita sorte, pois estes ursos são totalmente selvagens. O Parque abriga ainda várias espécies em extinção.

O parque também e rico em formações rochosas, e tem uma grande queda d'água no rio Yellowstone, que corta o parque.

É isto ai pessoal, um abraço e wacháchá!

2 comentários:

Marci disse...

Xuuuuuu, que show!!!!
Não sei se estou mais emocionada com os videos, com as fotos, as novidades... sei lá... só sei que eu estou vibrando muito, junto com vc todos esses momentos inesqueciveis...
Curte amore, cada momento...
Mas volta logo pelo amor de Deus, pq eu estou morrendo de saudadessssssssssssssssss!!!!!
Te amo, se cuida e fica com Deus...

Anônimo disse...

O quão grande é o poder de transformação de um professor assim como a responsabilidade deste diante essas mudanças! Mas tudo é recompensado ao ver que todos os sacrifícios valeram a pena e as pequenas sementes se transformaram em bons frutos! Isso nos faz ter coragem e ânimo para continuar semeando, parabéns professor!
Débora Ota.