quarta-feira, 21 de abril de 2010

Oi pessoal!

Gostaria de começar hoje agradecendo algumas pessoas, Fábio Kruse, Cristian Beltran, Débora Ota, Jennifer e minha amada Marci, obrigado a todos que me escreveram!

Hoje o dia foi mais tranquilo, fomos conhecer uma mina de carvão, que fica a aproximadamente 140km daqui de Billings. Fomos levados por Bud Clinch e Todd O’Hair para a empresa Cloud Peak Energy, na cidade de Decker. Tem um site www.cloudpeakenergy.com para vocês verem como é. A mina é gigantesca, e começou a ser explorada em 1960 e está em atividade até hoje, a previsão desta mina é de fornecer carvão por mais 20 anos. Ela esta no 13 ̊ ranking das maiores empresas de carvão dos EUA. O estado de Montana possui a maior reserva de carvão dos EUA. Para quem não sabe o carvão serve para alimentar as usinas termoelétricas daqui. Este carvão vai para aquela empresa (Termoelétrica0 que mostrei ontem aqui no blog. O que mais me impressionou foi às máquinas utilizadas para a captação do carvão. Existe uma escavadeira que o pessoal conhece como Drag, é muito grande, mas muito mesmo. Não conseguimos aproximar do equipamento, pois não foi autorizada a aproximação, tudo bem, fiquei muito curioso, mas tive que me contentar em ver a máquina de longe.

Vejam a foto do equipamento.

Do lado da máquina tem uma caminhonete, um pontinho preto.


Em seguida tivemos acesso aos caminhões de transporte do carvão, é muito grande, me senti muito pequeno perante o equipamento.



Tivemos em seguida uma apresentação sobre as informações sobre a mina, em 2009 ela produziu 39.6 Milhões de Toneladas de Carvão.


Na volta da Mina, passamos por um dos mais famosos campos de batalhas da historia, acredito que todos já ouviram falar alguma coisa a respeito. A Batalha de Little Big Horn, que teve a condução do famoso índio Touro Sentado que foi responsável por conduzir três mil quinhentos índios Sioux e Cheién contra a Sétima de Cavalaria, que estava baixo as ordens do Famoso General Custer, na batalha de Little Big Horn o 25 de Junho de 1876, onde os Estado Unidos foram derrotados.

Perseguido pelo exército Estados Unidos, Touro Sentado levou os seus homens ao Canadá, onde permaneceram até 1881. Neste ano regressou com a sua tribo aos Estados Unidos para que a sua gente se entregasse e terminassem assim os confrontos. O próprio Sitting Bull (Touro Sentado) foi anistiado onde o exército respeitou-o.

Nos anos seguintes Touro Sentado fez parte do show de Buffalo Bill.


Em sioux, Tatanka Iyotake significa «Bisonte Macho Sentado». O nome de Touro Sentado chegou através da tradução do apelido deu em inglês, Sitting Bull, utilizasse este nome para denominar os machos de outros animais, como os bisontes. Interessante né? Tirei uma foto do tumulo de G.E. Custer.

menomoral da batalha, embaixo disto foi achado restos mortais de muitos soldados

Local da Batalha

É isto pessoal, amanhã estou mudando de cidade. Billings é a maior cidade do Estado de Montana,está cidade está me deixando muita saudade, fiz excelentes amigos aqui. Não tenho como listar todos. Mas obrigado a todos. Agora estou indo para outra cidade. Amanhã eu conto.

Um abraço e wacháchá!

3 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Professor,
Já estudei hoje, passei por aqui!!
Parabéns pela aula de história!!
Débora Ota.

Jana Rossi disse...

Oi Hira, tudo bom?
Eu sou guardinha, não tenho aula com você ainda mas fiquei sabendo dessa tua viagem.
Parabéns pelo blog. Está demais!

Prof.Hira disse...

Jana obrigado pelas palavras, esta viagem com certeza vai ser muito util para minhas aulas...rs..rs.. Se prepare! estou com a corda toda

Debora, não tenho palavras para você. Vc é 10!

Um abraço,