quinta-feira, 29 de abril de 2010

Hoje fomos conhecer um local chamado Golden Mine Barrick, ou seja, uma mina de ouro, ela está situada na cidade Withehall, pertinho da cidade, ela foi fundada em 1983, possui 166 empregados, e acreditem nesta montanha de pedra já saiu 109 mil kilo de ouro, e a previsão é que saia mais algumas toneladas.
Equipe IGE 2009/10
O processo de escavação é muito parecido com o da mina de carvão e tem de 12 caminhões em atividades, 4 perfuradoras, 2 escavadeira, vários outros equipamentos.
Um processo muito interessante está no processo de separação do ouro da rocha. É um sistema bem complexo que pode ser observado neste slide.
Trituradores

Fomos recebidos posteriormente pelo o responsável de meio ambiente Mark Thompson que explicou as iniciativas de meio ambiente adotas pela empresa, que segundo eles adotam medidas cuidadosas com meio ambiente, e tem várias iniciativas.


A empresa tem a questão do Royaties que é parecido com o do Brasil, ela deixa um fundo para cidade de 1,5% de seu faturamento para um fundo que esta sobre os cuidados do condado.
Mark explicou também que um dos maiores problemas que eles podem gerar é com relação ao vazamento de água contaminada para os rios e pontos de água, pois ele utiliza no processo Cianeto (altamente contaminante e perigoso). Por isto, adotam um monte de normas e controles níveis internacionais, em toda área da mina possui 110 pontos de controle de emissão de poluentes.


Mark explicou que a fábrica é muito fiscalizada por diversos órgãos na região, disse que as normas são bastante pesadas. Também disse que toda e qualquer movimentação de pedras são observados os pontos de vegetação, culturais (sítios arqueológicos), geológicos, vida selvagem, etc. Todos eles fiscalizados.

Questionamos com relação de como é a gestão de resíduos dos equipamentos, etc. Mark disse que a fábrica tem como prioridade a reciclagem, por isto, dá para reciclar? Vamos reciclar, por exemplo o óleo hidráulico utilizado nos equipamentos servem para combustão e aquecimento, os pneus vão para fazer cocheiras, etc.



Uma das oportunidades que tivemos foi conhecer o Geólogo responsável por detectar o ouro e fazer o mapeamento da mina. O nome dele éJohn, tivemos tempo para um bate papo, e ele manda um português de leve, eles explicou muitas coisas bacanas. Inclusive John trabalhou por três anos em uma mina em Goiás. Ele é muito simpático.
John - Geólogo


Além de todo o programa, a mina está com sua vida com os dias contados, por isto, eles já estão preparando a área para futuras empresas. Uma das idéias que estão trazendo é a geração de energia através força mecânica dos ventos, ou seja, energia eólia, a previsão é para que o ano de 2011 já esteja sendo construídas algumas unidades.


O executivo responsável nos recebeu também e explicou muita coisa bacana sobre a mina.


Obrigado a equipe da Golden Mine Barrick por nos receber.

Por no período da tarde e a noite tivemos a oportunidade 3 apresentações, o primeiro e o segunda apresentação foi em uma escola publica. A primeira foi para um grupo de jovens, pareciam meus alunos...rs..rs... Fomos muito bem recepcionados pelos aluno onde apresentamos nossa palestra. Tinha 25 alunos nesta classe. Logo em seguida mudamos de classse e apresentamos para um grupo de crianças, foi muito bom também. Nesta classe as crianças nos surpreenderam com várias perguntas, como quais os problemas que o Brasil tem? Como é o sistema da educação? Qual é o presidente do Brasil?etc.

Foi muito legal.

Em seguida a família que está hospedando eu e o Helton nos levaram para um resturante chinês...rs..rs... Opa mandem brasa de novo!...rs..rs.. Depos passamos pelo corpo de bombeiro, aqui é voluntário.

A noite finalizamos com uma apresentação para algumas pessoas do Rotary Club Whitehall, depois tivemos a oportundade de ver algumas apresentações musicais da Irene no piano. É isto ai pessoal, até amanhã wacháchá!

Um comentário:

Marci disse...

Amore estou cada dia mais orgulhosa de vc!!!!!!!!!!
Tá lindo de toquinha!!!!!!!! rss
Poxa que aula... quase não consigo acompanhar... rss
Te amo!!!!